segunda-feira, março 16, 2009

O Comercio - Baudelaire

Charles Pierre Baudelaire (9 de Abril de 1821 - 31 de Agosto de 1867) foi um poeta e teórico da arte francês. É considerado um dos precursores do Simbolismo, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.

"O comercio é, por sua essencia, satânico. O comercio é a justa represalia, é o empréstimo com o subentendido: Devol-ve me mais do que eu te dou. O espírito de todo comerciante é inteiramente viciado. O comercio é natural, logo é infame.O menos infame de todos os comerciantes é auqele que diz: "Sejamos virtuosos, para ganhar muito mais dinheiro do que os tolos que são viciosos."Para o comerciante, a própria honestidade é uma especulação de lucro.O comercio é satânico, dado que é uma das formas do egoísmo, e a mais baixa, e a mais vil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Blá... Blá... Blá...