terça-feira, junho 10, 2014

[Consciência da missão] - Fernando Pessoa

      

("Sea of flowers" por Jeremiah Ketner)

       Hoje, ao tomar de vez a decisão de ser Eu, de viver à altura do meu mister e, por isso, de desprezar a ideia do reclame e plebeia sociabilização de mim, do Intersecionismo, reentrei de vez, de volta da minha viagem de impressões pelos outros, na posse plena do meu Gênio e na divina consciência da minha Missão. Hoje só me quero tal qual meu caráter nato quer que eu seja; e meu Gênio, com ele nascido, me impõe que eu não deixe de ser.
       Atitude por atitude, melhor a mais nobre, a mais alta e a mais calma. Pose por pose, a pose de ser o que sou.
       Nada de desafios à plebe, nada de girândolas para o riso ou a raiva dos inferiores. A superioridade não se mascara de palhaço; é de renúncia e de silêncio que se veste.
       O último rastro de influência dos outros no meu caráter cessou com isto. Reconheci - ao sentir que podia e ia dominar o desejo intenso e infantil de "lançar o Intersecionismo"- a tranquila posse de mim.
       Um raio hoje deslumbrou-se de lucidez. Nasci.

Manuscrito - 21.11.1914

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Blá... Blá... Blá...