terça-feira, janeiro 21, 2014

Uma estranha criatura

"A ÚNICA COISA DE QUE PRECISAMOS PARA NOS TORNARMOS BONS FILÓSOFOS É A CAPACIDADE DE NOS ADMIRARMOS COM AS COISAS".


   "Imagine que você está dando um passeio na floresta. De repente, no meio do caminho, você vê uma nave espacial. Então, um pequeno marciano sai da nave e olha para você lá de baixo...
     O que você pensaria? Bem, isto não importa. Mas será que já passou pela sua cabeça que você pode ser uma marciana?
     Naturalmente, é muito pouco provável que você um dia tropece numa criatura de outro planeta. Mas pode ser que você um dia tropece em si mesma. Pode ser que um belo dia você pare o que está fazendo e passe a se ver de uma forma completamente diferente. E pode ser que isto aconteça justamente durante um passeio na floresta.
    Sou uma criatura estranha, você irá pensar. Sou um animal misterioso...
    E então vai ser como acordar de um sono de anos. Como o da Bela Adormecida. 'Quem sou eu?', você irá perguntar. Você sabe que viaja pelo universo num planeta. Mas o que é o universo?" 

(Jostein Gaarder - "O mundo de Sofia") 



("Lets go for a swim" por Jeremiah Ketner)



      Por diferentes motivos, nos tornamos tão absorvidos pelo cotidiano que a admiração pela vida acaba sendo completamente reprimida. Vivenciamos o mundo como uma coisa absolutamente normal. Precisamente neste ponto, um filósofo nunca é capaz de se habituar completamente com este mundo, mas permanece a sua vida toda receptivo e sensível às coisas e não se acostumando com o mundo em si.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Blá... Blá... Blá...